Servidores: Cursos gratuitos online sobre transformação digital estão com inscrições abertas

BSPF          14/04/2020
Programa prepara servidores e profissionais de TIC para enfrentar desafios da era digital na Administração Pública
O Programa de Desenvolvimento de Capacidades para a Transformação Digital está com inscrições abertas para vários cursos online. A capacitação é voltada para servidores públicos federais que atuam no Poder Executivo, profissionais de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), analistas e gestores públicos de negócio, profissionais jurídicos e altos executivos.
A iniciativa resulta de parceria entre a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).  Visa formar profissionais com as habilidades necessárias para trabalho técnico e gerencial fundamental à era digital. O programa é composto por cursos de curta duração e tem como foco o desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais. No primeiro trimestre deste ano foram capacitadas mais de 50 mil pessoas.
A parceria também conta com a colaboração de instituições internacionais renomadas, como a University of Denver (EUA), a Delft University of Technology (Holanda), a Harvard Kennedy School (EUA) e a London School of Economics (Reino Unido).
 Segundo informa o diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques, o programa foi desenvolvido de modo a fornecer uma visão ampla sobre a transformação digital, que é uma das pautas estratégicas de governo. “Para obter resultados efetivos no aprendizado, selecionamos metodologias e conhecimentos para qualificar servidores, com perfis multidisciplinares, para o desafio de tornar nosso Estado digital”, afirma.
 Digitalização como prioridade
 O governo federal oferece 3,5 mil diferentes serviços à população por meio do portal gov.br. Destes, 55% são totalmente digitais. Até 2022, a intenção é ter digitalizados 100% dos serviços
 Desde janeiro de 2019, a transformação representa uma economia de mais de R$ 1,4 bilhão por ano para a sociedade, que deixa de gastar com deslocamentos e até despachantes para agilizar a solução de suas demandas. Para o governo, essa conta chega a mais de R$ 347 milhões por ano.
 “A digitalização dos serviços públicos é uma prioridade do governo. É a única forma que temos de reduzir o tamanho do Estado, torná-lo mais ágil, mais leve e, ao mesmo tempo, melhorar exponencialmente a qualidade dos serviços que o cidadão recebe”, explica Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital.
Conheça os cursos online do Programa que estão com inscrições abertas:
A proposta do curso é fornecer noções básicas de acessibilidade na Web para as pessoas que trabalhem com inclusão de conteúdos em sites e portais.
Nesse curso, você poderá aprender o conceito e a importância da acessibilidade na Web, além de algumas práticas de desenvolvimento Web acessível.
Aprenda a elaborar o Plano de Dados Abertos (PDA), documento que orienta as ações de implementação e promoção de abertura de dados de sua instituição.
O curso tem como proposta central desenvolver competências para a avaliação socioeconômica de projetos. Essa avaliação inclui a compreensão das implicações sociais, econômicas e ambientais ao longo do ciclo de vida dos projetos e serve como subsídio à tomada de decisões.
O curso explora os fundamentos e objetivos do Governo Aberto e examina os desenvolvimentos atuais, incluindo a abertura e reutilização de dados governamentais, como a divulgação de dados pelos governos dos Estados Unidos e da Europa.
O objetivo do curso é capacitar as pessoas para entenderem, de forma rápida e acessível, o funcionamento e diretrizes básicas expostas na nova lei geral de proteção de dados do Brasil.
O curso permite aos estudantes refletir sobre suas virtudes, forças de caráter, valores pessoais, motivadores intrínsecos de trabalho e perfil comportamental. Possibilita organizar estratégias de melhoria em sua vida laboral e em sua vida pessoal.
Por meio de vídeos curtos e aplicados, este curso traz dicas sobre ferramentas tecnológicas capazes de facilitar o dia a dia de trabalho e de estimular a criatividade das pessoas.
Este curso apresenta o processo de migração dos sites governamentais federais para o gov.br, abordando a base legal, a plataforma tecnológica disponibilizada e os critérios básicos para produção e publicação de conteúdo.
Este curso traz dicas de boas práticas de segurança contra crimes virtuais, com medidas de prevenção a incidentes de segurança da informação, tanto em casa como no ambiente de trabalho.
Este curso tem foco na necessidade de capacitar servidores do Poder Executivo no cloud computing, como base da estratégia de ação, flexibilidade e economicidade dessa ferramenta escalável.
Conheça os fundamentos relacionados à importância da governança de dados, especialmente na Administração Pública Federal, e seja capaz de compreender a importância de uma cultura de valorização da informação e identificar os papéis em relação à governança de dados.
O curso propõe esclarecer aos participantes os diversos pontos apresentados na LGPD, por meio de conhecimentos importantes sobre os processos e as medidas de segurança para tratar e proteger dados pessoais no setor público.
Fonte: Ministério da Economia – Portal do Servidor

Escrever um comentário