Quantidade de servidores públicos aumenta em mais de 100% no país

Terra          21/03/2020
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em seu estudo “Três Décadas de Evolução do Funcionalismo Público no Brasil”, o número de servidores públicos, em pouco mais de 30 anos, ultrapassou 100%, passando de 5,1 milhões para 11,4 milhões.
O aumento foi ainda mais significativo na esfera municipal, em que a presença de servidores cresceu 276%. No âmbito estadual, o crescimento foi de 50% e, no federal, foi de 28% (o que inclui civis e militares). De acordo com o estudo, só em 2017 foram R$ 750,9 bilhões em pagamentos para servidores ativos, o que representa uma fatia de 10,5% do PIB (Produto Interno Bruto).
Crescimento do servidorismo público representa desafios para o Governo
Para os economistas, as estatísticas de desenvolvimento do setor público representam um desafio a ser enfrentado pelo Governo, principalmente mediante a aprovação da PEC do Pacto Federativo (188/2019), que garantirá repasse de R$ 400 milhões por parte da União para municípios e estados brasileiros, por um período de 15 anos, contanto que não sejam criadas dívidas. A PEC ainda prevê redução da jornada de trabalho (e de salário) durante picos de crises financeiras, além de postergação de reajustes e extinção de cidades com menos de 5 mil habitantes.
Corte de verbas é visto como “tiro no pé”
Na busca por uma forma de ajustar as contas, o Governo optou por enxugar os gastos com a folha de pagamentos, porém de forma drástica. Como argumento, indicou que o…

Escrever um comentário