Governo atinge meta de mil serviços digitalizados em quase dois anos

Agência Brasil    
–     15/10/2020

Pandemia acelerou modernização do portal gov.br

Brasília – O número de serviços públicos transformados em
digitais superou a marca de mil desde janeiro de 2019, divulgou hoje (15) o
Ministério da Economia. A pasta adiantou a meta, originalmente prevista para
ser alcançada apenas no fim deste ano. 

O portal gov.br oferece 3.901 serviços públicos, dos quais
2.412 (61,8%) são totalmente digitalizados. A página oferece 610 serviços
(15,6%) parcialmente digitalizados, com etapas executadas pela internet, mas
que ainda exigem algum procedimento presencial, como entrega de documentos. Por
fim, existem 879 serviços não digitais (22,5%), que só podem ser iniciados no
site, mas exigem a presença física nas demais fases. 

Até esta quinta-feira, 81,2 milhões de brasileiros são
usuários do portal gov.br, com login e senha próprios. Segundo a Secretaria
Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da
Economia, o portal atualmente gera economia de cerca de R$ 2 bilhões por ano,
sendo R$ 1,5 bilhão para a população, que deixa de se deslocar, e de R$ 500
milhões para o governo. 

Até o fim de 2022, o governo pretende digitalizar 100% dos
serviços federais, que passarão a ser totalmente feitos pelo portal gov.br. O
cronograma está definido na Estratégia de Governo Digital, que pretende
economizar R$ 38 bilhões em cinco anos (de 2020 a 2025), com a eliminação do
consumo de papel e a redução da burocracia e da locação de estrutura. Segundo o
governo, a maior parte dos servidores que atualmente fazem atendimento
presencial pode ser remanejada para outras funções, como análise de documentos.

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