Discussão necessária: corte salarial para políticos e servidores públicos

Gazeta do Povo          11/04/2020
Esses dias eu assisti a um vídeo do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) em que ele mostra a quantidade absurda de pessoas que já pediram seguro desemprego nos EUA após poucas semanas de economia parada por causa do risco de contágio do coronavírus.
No vídeo o deputado mostra um gráfico do Departamento de Trabalho do governo americano com um demonstrativo dos pedidos de seguro desemprego nos últimos 50 anos. Por décadas a linha manteve uma aparente estabilidade em níveis muito baixos, com alguns picos de cerca de 700 mil pedidos durante a crise econômica de 2008, por exemplo.
Tem ideia do que ocorreu agora por conta do fechamento de fábricas, empresas e lojas por determinação do governo federal e governos locais para conter o contágio do coronavírus? Na primeira semana de abril de 2020 os pedidos de seguro desemprego saltaram para 3 milhões 350 mil e, na segunda semana, para 6 milhões 650 mil. A linha do gráfico, de repente, deu um salto muito maior do que aquele que temos visto nas estatísticas de aumento do número de casos confirmados de Covid-19 nos Estados Unidos mesmo, país com maior número de confirmações da doença até agora.
Em duas semanas 10 milhões de americanos foram atrás de seguro desemprego nos EUA.
E o deputado alerta que aqui no Brasil a recessão deve ser violenta, pelos cálculos dele talvez supere em 3 ou 4 vezes até mesmo a crise provocada pelo segundo governo Dilma, que foi a maior já registrada no país. Se a recessão econômica da era Dilma deixou mais de 12 milhões de desempregados, multiplicar por 3 ou 4 isso significa que o Brasil pode vir a ter de 36 a quase 50 milhões de desempregados por causa da suspensão de atividades e, posterior falência de indústrias, empresas, comércios e também pequenos negócios.
Redução salarial de políticos e servidores públicos
Não foi pra causar mais pânico que eu resolvi mencionar o alerta feito pelo deputado e sim pela sugestão que ele traz a partir dessa constatação de que a recessão econômica pode ser muito pior do que a já anunciada por tanta gente. No fim desse vídeo Kim Kataguiri sugere que muito em breve todo o sistema político e a administração brasileira vão precisar ser repensados.
Ele prega que os salários terão necessariamente que ser revistos e cita os do funcionalismo público em especial, sugerindo que os pagamentos de…

Escrever um comentário